domingo, dezembro 04, 2005

Circo

Que humor teriamos, se o humor circense fosse o humor escolhido pelos portugueses pra lhes alegrar os serões? - perguntou o meu colega mexicano Juan, enquanto ajeitava o sombrero á cabeça, que o vento não está pra brincadeiras - seriamos um país mais estúpido certamente.
E eu concordei. E comecei a imaginar...
Ora será que as pessoas quando chegavam ao emprego também diriam 'Bom dia meus senhores e minha cenouras'? Ou será que a minha melhor forma de retribuir uma negativa na escola, seria a jogar uma tarte á minha professora? Comecei por achar piada a este racíocinio, porque de facto, o nível de parvoíce do humor circense comparado ao do humor Malucos do Riso até nem desiquilibra muito, apenas numa coisa - Os Malucos do Riso temos de papar com eles todos os dias do ano na TV, enquanto que o Circo só um dia, e mesmo assim é antes do Ano Novo, e acabamos sempre por ver algo que nos enoja ainda mais do que o próprio circo (lembro-me do José Cid a cavalo em pleno circo, o verdadeiro espectaculo dentro do espectaculo), isto é, nem prestamos muita atenção ao fenómeno em si.
Bem, e falar de circo sem falar no ícone Victor Hugo Cardinali, é falar de literatura árabe sem falar de Mohammed Al-Khajef - o mesmo que nada. E meditei eu, enquanto o circo passava pela minha cidade, 'pá, com o aparato que para aqui vai, calculo que o Cardinali seja um gajo rico, tão rico que os filhos nem precisam disto para nada'. Pura ilusão, passo por uma tabuleta que anunciava, harmoniosamente: Victor Hugo Cardinali JUNIOR, o Encantador de Cavalos (e depois tinha pra lá uma foto do rapaz com um chicote e um cavalo, etc). PORRA, MAS ESTES GAJOS LEVAM O ANO DE TERRA EM TERRA A DAR-NOS A CONHECER PIADAS VINTAGE E NEM O FILHO PODE QUERER UM FUTURO MELHOR?
Lembrei-me então do filho ilegítimo entre a mulher barbuda e a trapezista, que por acaso tem um nome artístico (Claudino) e aos 3 anos já é projectado do canhão para dentro da piscina com 0,50m de comprimento. O que será destes jovens, que fazem a escola (normalmente a 4ª classe) em 30 escolas, sabem ler mal, são dotados de nomes horríveis e, foda-se, ainda nasceram com a porra dum talento especial que lhes permite andar d cabeça pra baixo em cima dum trapézio?
Continuei a travessia, e dei com os animais. Olha que fome, senhora girafa, vi-te essas costelas todas! Oooolha o senhor Leão, a trabalhar pró fato de banho? Não. Com fome, e mal tratado, responder-me-ia ele se pudesse (ele disse grrrrrrroaaaarrr, mas eu ainda não cheguei a esta matéria na escola).
Sendo notavel da minha parte, ter sido invadido por todos estes pensamentos só enquanto passava ao lado do circo, apenas uma pergunta: Com um humor reles e antiquado, a procriar crianças sem futuro, a montar e a desmontar a tenda de 15 em 15 dias para porem lá meia dúzia de gatos pingados, vale a pena insistir com essa paixão, senhores do Circo?

Sublime, o encantador de cavalos!

Sem comentários: