sábado, março 31, 2007

A frase "mentes pequenas discutem pessoas, mentes medianas discutem eventos, mentes grandes discutem ideias", uma declaração que fica bem em qualquer perfil do hi5, é falsa.
É falsa por que demasiado dedutiva. Partindo do geral, esse pensamento torna injustas inúmeras situações concretas.
Por exemplo, será de mentes medianas ou de mentes pequenas construir uma discução de 2 horas acerca de um jogo de futebol(um evento)? será de mentes pequenas ou de mentes grandes discutir Kant(uma pessoa) e a sua importância em relação à Filosofia do século XIX? e, por fim, será de mentes grandes ou de mentes minúsculas discutir a revolução protagonizada pelas girls- e boysband na música norte americana?

Satyr, o arrumador de ideias

8 comentários:

Publicador disse...

Uma vez disseram-me: "Mentes pequenas vêm o hi5, mentes medianas discutem o hi5, mentes grandes tão-se simplesmente a foder para o caralho do hi5 e o seu conteúdo, seja lá o que ele for"

Uma frase bonita.

ipsis verbis disse...

"discução" escreve-se com 2 "ss".

ipsis verbis disse...

e sem querer parecer a correctora ortográfica personalizada, ou a "errata" do vosso blog, no comment do publicador, onde se lê "vêm o hi5", deve ler-se "vêem o hi5".

Anónimo disse...

Quando se discute Kant, se discute a idéia, não a pessoa. Ou a pessoa pela idéia que teve. Discutir gente medíocre é que é medíocre, como os big brother por exemplo. Enfim, discutir Kant é discutir idéias. Não se deve levar frases assim tão ao é da letra. Para bom entendedor, meia palavra basta.

Anónimo disse...

isso ai, o anonimo está certo, se voce está discutindo algo que uma pessoa vez é uma ideia. discutir pessoas seria na ideia de fofoca, de discutir atos de pessoas, o que ela faz ou deixa de fazer. e em relação ao jogo de futebol, nao seria errado nao, de maneira geral é um evento, um acontecimento, mas seria discutir no sentido de ter acontecido ou nao. nunca no sentido de que um jogador é bom e o outro ruim. talvez no sentido de tal time estar ali por ser merecedor.
"Não se deve levar frases assim tão ao é da letra. Para bom entendedor, meia palavra basta."

Anónimo disse...

Sim, quem passa 2 horas discutindo um jogo de futebol tem sim uma mente medíocre, mas quem discute a implicação que futebol tem na sociedade e enxerga que o nosso fanatismo pelo esporte faz parte de uma política de pão-e-circo tem uma mente grande.

Sergio Santos disse...

Mentes superiores criam as ideias que são discutidas pelas grandes mentes.

Anónimo disse...

Discute-se Kant ou as idéias de Kant?