quarta-feira, junho 28, 2006

4 all dem playaz

Eu, que até sou um gajo resignado, do estilo dos que ficam estupidificados quando ligam a sportv, hoje resolvi manifestar me contra uma coisa com que todos os Conciliaristas concordam, já que isto por aqui anda azedo.
Consta que há por aí um fenómeno conhecido como "cultura hip hop" que está bastante na moda nos dias de hoje. Ele é putos com roupa da NBA tamanho XXL, putos com latas de spray a estragar as paredes, novelas juvenis a fazer graffs, dançar hip hop, inventar bandas hip hopadas que nada masi sao doque aparencias, lançando compilaçoes de musica das mesmas raizes, e agora, até no metro ja passam a toda a hora videoclips de "artistas" tao conhecidos como o "nilo MC Dread" e mais outro que nao me lembro agora..enfim..
Pois é, dizem os entendidos que este é um movimento cultural nascido nos Estados Unidos, e que dizem ver como a única criaçao norte americana, que, sem raiz europeia, aquele país difundiu por todo o mundo. tem quatro variaçoes, o MC (que faz aqueles gestos com a mao), o DJ (que risca uns vinys para se etreter), o grafitti (nome italiano para rabisco) e o breakdance (por que depois de dançar aquilo ficam todos partidos, de bater com a cabeça no chao), como constantemente nos faz questao de lembrar o senhor Chefe AC. Há também a figura dos "battles" e do "freestyle", até ha uns tempos desconhecidas cá em Portugal, mas, que o eminem nos trouxe também: no dizer dum amigo meu de paradeiro incerto "Só lhe começaste a dar no freestyle, depois de ver o 8mile".
Quanto a mim, e agora falando a sério, nao vejo neste movimento nem muita inovaçao nem muita cultura. Enfim, desde o tempo de El Rey D. Diniz que se faz boa poesia em Portugal, e, poesia e rima andam 75% das vezes em conjunto, portanto rimar nao é assim tao difícil. Nem rimar na hora, como o Toy nos demonstra bem. Sim por que até a minha bisavó que nao sabia ler nem escrever fazia rimas enquanto acoçava o ouvido com a unhaca.
No que diz respeito aos DJs, pois fiquem a saber, meus amigos, que o DJing nasceu em Nova Iorque, algumas décadas após a chegada dos primeiros afro-americanos libertos dos campos do sul do pais, onde eram escravizados, já numa altura em que se tinahm enraizado no interior da cidade. Com a chegada de imigrantes jamaicanos ao mesmo sítio, trazendo com eles o reggae, estabeleceu-se que em vez de tocarem as músicas do princípio ao fim, era melhor tocar so as partes que a malta mais gostava, sabe-se lá por quê, e é por isso que de vez em quando tinah que ir um gajo por as maos no vinyl para o girar para trás, e é tambem essa a razao pela qual as músicas de hip hop sao tao infinitamente repetitivas. isso é cultura, ou é tirar todo o sentido á música (o reggae), e massificá-lo para que todagente goste? pois...
Quanto às letras, se é coisa que nao ha ali é cultura. Especialemnte se considerarmos a era do G-funk, onda começada por Dr Dre no princípio dos anos 90 (é a música que nós conhecemos hoje, que passa na mtv, com os Snoop Doggs, os Eminems(ok este as vezes dsiz algo de jeito), os 50 Cents,etc..). As letras pouco mais variam desde bitxez, SUV's, benzes, hoes, motha'fuck the po'lice, diggin' some beeatch, bling-bling, bustin' a cap in your ass, etc.., e os videos sao só raparigas em roupa interior "shakin' that ass". É mesmo esta a única razao por que eles vendem. Os adolescentes descerebrados das Américas vêem aquilo e pensam que tambem querem ser assim e mandar aquela "pausa", e o resto já voces sabem..
Não pensem que eu me proponho a vir praqui destruir a cultura afro-americana, até por que este post ainda nem se quer a abordou. Para a referir tinha que ter, pelo menos, falado no Mississipi River Delta, em nomes como Ma Rainey, Howlin' Wolf, Muddy Waters, que tocavam um estilo que é o blues, o qual deu origem ao jazz e ao rock'n'roll, etc etc.. Isso sim é cultura, e isso sim sao as Verdadeiras demonstraçoes da cultura americana que todo o mundo deveria apreender. Mas disso ninguém quer saber.

Satyr, spittin' some truth from ma' Crib, fo sho'!

10 comentários:

Publicador disse...

Hey...eu curto da NBA e das roupas dessa liga que distorce as regras do basquete!

hgvghftcfhv disse...

Si senhora. Bom post! Ja chega de 'beats'! Volta música trabalhada, estás perdoada! Ejay pró caralho! Queremos sonoridade, não queremos putedo a tomar as rédeas da cultura musical do nosso tempo! FORA Á ESCUMALHA DO HIP-HOP! CRUCIFICAR A MTV É URGENTE!

(ja agora ouçam Strokes, banda dos anos 90/2000, mas k mantem raízes dos 60's, é optimo)

Publicador disse...

Strokes...havia uma musica de NOFX que falava bem (não) desse tipo de bandas... chamava-se Medio-Core...

...The list keeps growin'
The melodies been stolen
Remind me of songs sung in the 70's
You might fool the kids
But you don't fool me
Have you ever heard of something called aboriginality?...

hgvghftcfhv disse...

.. eu goxtuh :|

Satyr disse...

Tb tinah pensado nisso,mas como escrevi o txt em varias vezes, depois varreu-se-me. A musica basicamente é copiada, como vocês disseram, ou então é a mesma música mas com metade ou um terço do tempo, é assim que o dr dre faz. depois com o sampling é so por em loop é um espectáculo, nem necessitam de instrumentos:X (sim, tb ha sampling que nao é ripado, mas este é:X)
"Volta música trabalhada, estás perdoada!" subscrevo:P

Publicador disse...

A musica trabalhada é aquela que só dá em horário laboral.

hgvghftcfhv disse...

se os gajos do hip-hop fossem mesmo boas pessoas, como eles dizem, agora durante o verão iam apagar fogos a fazer beats. (a julgar pelos gafanhotos k eles mandam, seriam ajuda preciosa..)

Anónimo disse...

deviam ter vergonha a dizer bacuradas dessas, fodass...gostos n s discutem, para tudo ha arte, até pa "mandar gafanhotos k dao pa apagar fogos"... se querem que respeitem o vosso tipo d musica e a vossa opinião, não critiquem as outras...tenham 2 dedos e meio d testa. este já não é o primeiro post a criticar a cultura hip-hop...vcs são é uns invejosos por n terem akele gajedo todo pa vcs...ahh btw...a foto da "bitch" onde ta a Lil' kim ta mm abusada :D

hgvghftcfhv disse...

eu próprio tou a tirar um curso superior de como mandar gafanhotos de forma a estes apagarem fogo. Pra tudo há arte..

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! »