domingo, dezembro 17, 2006

'06 POY: You


Pois é... estamos de parabéns pois estamos entre os eleitos para "Person of the year 2006" pela revista Time.
"A teoria dos "Grandes Homens", que é habitualmente atribuída ao filósofo escocês Thomas Carlyle, diz que "a história do mundo não é mais do que a biografia de grandes Homens.". Este senhor acreditava que são os poucos, poderosos e famosos que traçam o nosso destino comum enquanto espécie. Esta teoria este ano não se verifica."
Este ano a web foi alvo de grandes desenvolvimentos... O que era antes apenas um amontoado de sites normais está agora a tornar-se numa verdadeira comunidade mundial onde pessoas dos quatro cantos do mundo partilham experiências, mostram como é o seu estilo de vida, dizem o que pensam a milhares de outras pessoas, etc.
É verdade, o crescimento das comunidades online atingiu o seu auge este ano. Apareceram fenómenos como o youtube, o myspace e a já enorme wikipedia.
O youtube, por exemplo, e aposto que a maioria de vocês desconhece isto, é um videoblog. A maioria das pessoas não faz ideia que aquilo é um videoblog e assume que seja apenas um site de partilha de videos, embora haja muitos utilizadores do youtube que pegam nas suas webcams e o utilizam mesmo como blog. Qualquer que seja a natureza do vídeo, é possível comentá-lo e transmitir a nossa opinião e todos os que vejam aquele vídeo futuramente, é possível descobrir como vivem as pessoas naquele país longínquo, etc... Até se procurarmos um vídeo de um programa de televisão de que gostamos, á primeira vista não tem nada de pessoal acerca do utilizador que o disponibilizou, mas se pensarmos duas vezes estamos na verdade a encontrar alguém com um interesse comum ao nosso.
A wikipedia é, na minha opinião, o expoente máximo daquilo que levou a revista Time a tomar esta atitude este ano, o espírito de entre ajuda e comunicação entre pessoas normais. É uma enciclopédia online escrita pelos próprios utilizadores. Ou seja, imagine-se que procuramos informações acerca de XYZ, mas não existe nenhum artigo na wikipedia sobre o tema... podemos ser nós a escrever um artigo sobre XYZ com o que sabemos, artigo este que pode mais tarde ser completado por qualquer outra pessoa com informações adicionais.
A revista Time decidiu este ano homenagear aqueles que partiram á conquista da democracia digital, aqueles que decidiram quebrar as limitações físicas do seu mundo entrando numa comunidade mundial, aqueles que são pioneiros a mostrar o entendimento entre nações de cidadão comum para cidadão comum.

4 comentários:

Publicador disse...

Lame.

A Wikipédia é a maior fonte de inverdades e desinformação do mundo mesmo por poder ser escrita por qualquer um sem controlo...só de pensar nas vezes em que prcurei lá artigos em pt_PT e apareciam referenciados como tal mas na verdade eram pt_BR's...

Lame.

SinisterRouge disse...

Até agora ainda não achei lá nada que estivesse errado... E a cena da lingua... A isso chama-se preguiça... conhecendo-te, querias imprimir tal e qual o que lá tava para um trabalho ou qualquer cena e fodeste-te porque tiveste que traduzir para Português de Portugal ou não reparaste e entregaste ot rabalho em Português do Brasil. LAME! xD

Publicador disse...

Trabalho para quê? Eu não estudo ao contrário de ti...ai não, não estudamos os dois, deixa (cof cof).

A verdade é que a informação é sim, na grande parte das vezes incorrecta e imprecisa sendo uma fonte de desinformação ao nível dos blogs. Para uma informação factual, nada melhor que a velha e fiável enciclopédia que está a ganhar pó na prateleira da sala.

hgvghftcfhv disse...

a luta continua, casamento civil sim! heterossexualidade não!

e bem executado o texto, caro amigo :) *