segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Mais música

Com vista a tentar reduzir o dominio que tem vindo a ser exercido sobre este blog pelos meus comparças, vejo-me neste momento quase que obrigado a soltar mais uma vez a minha voz.

O tema que vos poponho hoje é: Música. Arte ou máscara da ignorância? Tinha que falar nisto, visto que pelo menos nos ultimos dois posts se falou de música. É certo que cada estilo de música é dotado do seu espirito próprio, de caracteristicas que definem cada estilo inequivocamente de todos os restantes. Posto isto, podemos inferir que todos os estilos de música são respeitáveis (menos o hip hop). E onde pretendo chegar? Pergunta-se o, já enfadado, leitor. As questões são as sequintes: Quantas pessoas em Portugal ouvem música Portuguesa? Quantas pessoas em Portugal entendem realmente Inglês? E mais importante, e ainda no seguimento das duas questões anteriores: Quantas pessoas em Portugal não percebem Inglês e por isso ouvem música Portuguesa?

Então e quantas são as pessoas que ouvem música Portuguesa em Portugal? Decerto não tantas quantas preferem as músicas estrangeiras (incluo-me neste último grupo com alguma tristeza). A música Portuguesa na sua grande maioria é considerada "pimba" por nós Portugueses (e "ouvir pimba não é cool"), o que leva a que muita gente não ouça o que é nacional (por vezes com justificação válida).

Quantas pessoas em Portugal entendem realmente Inglês? A julgar pelo que vi enquanto tive aulas de inglês, não há por cá grandes dotados para a lingua Inglesa. Tudo bem, a maioria das pessoas passa á disciplina na escola, mas as notas não são as mais elevadas. O que significa que poucas das pessoas que passam á disciplina conseguem realmente falar e entender Inglês mais ou menos fluentemente.

E onde quero eu chegar ao formular as duas questões anteriores? Simplesmente, a uma última e conclusiva questão: Quantas pessoas em Portugal não percebem Inglês, e por isso ouvem música Portuguesa? Eu respondo: duas (Devem ser mais, mas é apenas uma hipérbole para mostrar a verdadeira dimensão da tragédia). Pronto, floreados de lado, são três. Segundo eu consegui apurar, a música transmite mensagens, sentimentos, pensamentos, formas de vida, e muitas outras coisas... Se a maioria das pessoas em Portugal não percebe o que se diz na música que ouve, estamos a perder o propósito que dá razão de existir à música! As pessoas actualmente e muito comummente não julgam uma música pelo que através dela é transmitido, mas apenas pelo seu ritmo, pelo facto de ficar no ouvido ou não... etc. Querem a prova mais recente? Ainda este verão um dos maiores sucessos foi uma música de uns romenos todos apaneleirados. O que raio é que eles estavam para ali a latir? O mistério prevalece para a maioria dos Portugueses, e no entanto, todos cantavam. Onde está o propósito da música nos dias que correm?

SinisterRouge

12 comentários:

Anónimo disse...

fdx. tu k es um fã d heavy metal e musica foleira dessa precebes o k eles dizem nas musicas alem d ARRRRRRAHHHHHHHHHRRRAAAAAAA??akela merda e so berros. enkuanto o hip hop(k hip hop n e musica mas sim a filosofia(rap é a musica(ritmo e poesia)) ainda serve pa puxar pelos subs que os carochos têm nos carros... e além disso, algumas musicas são bastante preceptivas e por vezes passa a mensagem(para alguns), o k mtos têm kd opinam sobre o hip-hop(k no fundo eles kerem é dizer mal do RAP) é apenas inveja d tar rodeado d gajas boas(como nos clips) e d os rappers tarem cheios d ouro(ouro costumava ser sinal de riqueza, hj sinal d riqueza é gandas carroes, teleles d ultima geracao e cenas assim), d terem um carro topo d gama, com mtos cavalinhos debaixo do capô...etc. portanto, n digam mal do hip hop nem do rap, pk os gostos n s discutem, kem gosta gosta e acabou. deixem s d parvoices. o rap é como outro tipo d musica kker, so k gera tb algum dinheiro(droga) como o tox disse e mto bem. é uma realidade. mas vejam la s algum fã d rap goza com o facto do marlyn mason ter tirado uma costela pa fazer auto-broches... fodass, s os k gostam d rap n fazem nem dizem mal d ng(n to a falar dos rappers) vcs tb n dizem mal das pessoas k gostam d rap. fdx. hip hop e a cultura, a filosofia. RAP e a musica feita. incultos

Anónimo disse...

Confundiste...Aqui( e duvido que em algum lado) alguem goste de heavy metal(musica de greg(pareecque que tão a vomitar quando "cantam")) o que pelo menos dois daqui apreciam é punk rock, às vezes confundido por quem não ouve, mas é desculpavel, tipo, eu critico os generos que oiço, os outros não sei...e peo que oiço.. punk rock abafa.oiçam!

Anónimo disse...

Correcção: onde se lê "alguem" na primeira linha devia-se ler "ninguem" ( acho que ninguem ouve... pelo menos aquele greg...
Já agora, a op+inião que se tem aqui sobre o hip-hop em geral deve-se à grande maioria dos rappers que aparecem na cena musical que nem uma palavra sabem dizer tipo o sr. conquenta centimos que levou um tiro nos cornos e teve o azar de subreviver.. ele dizia ai há uns tempo que antes de aparecer na musica ia todos os verãos de cana.. e orgulhava-se :D "buéda louco". O rap que de facto, tem algum valor musical, é quase sempre aquele que não aparece porque não venderá tanto...btw, eu gosto de rap, tenho aqui um cd fos Fugees - The Score, um cd bastante bom. Agora que culpa eu tenho que o que apareça mais seja musica de merda... não tou aqui a defender ninguem, mas neste caso, sinisterrouge disse o que tinha que dizer.continuem a dar opiniões que o debate sempre foi muito apreciado aqui nestas paradas:)

Anónimo disse...

Nos até tinhamos falado nessa peripécia do Marylin Manson, mas acho que ninguém se lembrou, infelizmente. O que nós dizemos sobre o hip-hop, rap, ou seja lá o que for, dizemos baseados na imagem que passa cá para fora dessas pessoas. Acho que todos concordamos que gostos nãos e discutem e que qualquer estilo merece o seu respeito (eu sei, agora vão-me dizer "mas tu disses-te «menos o hip-hop»". Boa. Não foi só mais uma bacorada?) porque cada um tem as suas raizes e propósitos. O que eu quis criticar foi o facto de muita gente não entende ro que ouve, passando para segundo plano aquele que é o objectivo principal da música.

SinisterRouge

Anónimo disse...

GFRDNHGFJFHGDFNJF;KLIGL EU GOSTO DE "MUSICA DO GREG"..TAO E AGR?:X LOL como pode o caro leitor ver isto aqui é cada um por si lol cada qual ouve o seu tipo de musica e tem as suas opinioes diversas em relaçao a todos os temas abordáveis, ninguem fala pelos outros, e assim é que deve ser,lol.
MAS SIM EU GOSTO DESSA MUSICA QUE O PROPRIO TOX DISSE K ERA DO GREG(que nao é, é é musica elitista,na minha opiniao,lol,agr se voces axam k é do greg lol no prob é a vossa opiniao),"E PRONTO FINAL"

Lá me obrigam a falar de musica tambem... post em desenvolvimento:)

PS o marilyn manson é nojento, e é tao "metal" como algum qualquer nsync ou eminem, lol, nao misturem sff..:)

--Satyr--

Anónimo disse...

ehhh adorei a imagem de marylin nsync :D

heavy metal é greg e pronto! quando um gajo vomita com uma guitarra na mão faz a prefeita melodia heavy! :D e os gosto discutem-se sim, eu sou um ditador, faço ditados para o pessoal praticar a escrita :D :X
triste.. :(

Anónimo disse...

Lol, ora.. Senhor José Toxina, penso que nao quer uma querela pessoal não é verdade,lol. Sim HÁ metal que é so gritos, há metal que não é musica lol, mas isso barulheira ha por todos os estilos:X

Quanto ao Marilyn, a minha teoria é que o gajo, ou é irmão da Aguilera ou é a própria destrajada (basta ver aquele clip dela para a música do moulin rouge e percebe-se, sao exactamente iguais(alguem arranja vidcap?)), o que explica o facto de a MTV o levar ao colo! de qualquer forma, o indivíduo em questão não é, de modo algum, metal. Até a Tina Turner é mais metal que ele (hehe aquela peruca deve fazer bom headbang).

Hum, ja sei para que serve o "other":)

Anónimo disse...

LOL pois pá.. o other serve para meteres um nome :X

já agora, desenvolve essa teoria se fazes favore :D

Anónimo disse...

Tão acesa discussão...
Não podia deixar de contribuir. Assim, em resposta aos vossos pedidos:
http://www.n-tv.de/images/200301/3091339_moulin_rouge.jpg
http://web.choq.fm/img/article/282.jpg

Não é que há uma semelhança? (Nos olhos, suponho, r0tfl)

SinisterRouge

Anónimo disse...

Evidentemente que há:) Nos olhos e em toda a fisionomia mesmo. Vendo o clip mesmo é que se percebe bem:)
Desenvolverei,lol,nos proximos 2-3 dias vou cozinhar o post:P

Anónimo disse...

Calma lá meus Amigos, Há uma pequena diferença entre Heavy Metal antigo e Actual, O Heavy Metal antigo (70s,80s) é algo fantástico (tirando os video clips), Agora o Heavy Metal de Hoje em dia está a ser levado para "zonas" muito deprimentes. Mas Concordo c/ o q ue foi referido acerca do hip hop (Pois em mim há um odio deste "tipo" de musica, mas isso são outras coisas perpicazes).

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Free xxx rated stories Fat women shaving pussy Cartoon vampire sex pics Sex toy responses big boobs amateurs Amateur radios for sale Free games for windows xp Big titties and big booty black women benz 85 Italo dance 16 mp3