segunda-feira, abril 23, 2007

Sinister Rouge?

Hoje foi-me colocada a seguinte questão por um amigo: "Porque é que o a tua conta de blogger se chama Sinister Rouge?"

Ao que respondi "Vou fazer um post a explicar" enquanto pensava "Mais uma desculpa para implicar com a mesma coisa outra vez..."

Passo a explicar. Não é segredo que um dos temas que mais gosto de abordar é a influência na sociedade dessa querida instituição que dá pelo nome de Igreja Católica. Pois bem, Sinister Rouge é o título de uma música dos Bad Religion que retrata exactamente isso.

Analisando primeiramente apenas o título:
Sinister - Algo sinistro é algo "mau". Uma palavra derivada da palavra italiana "sinistra" que significa esquerda. Antigamente em Itália fazer algo com a mão esquerda era um sinal do "diabo" (figura característica da nossa amiga igreja que, por acaso, personifica o mal).
Rouge - Palavra Francesa para "vermelho", e que é geralmente aplicada em muitos países para fazer referência a certos tipos de cosméticos com coloração próxima do vermelho. Vermelho é também uma cor que facilmente se associa a sangue e também a "perigo".

Assim, penso que o nome "Sinister Rouge" faz referência ao passado sangrento da igreja, a caracteriza como perigosa visto ser, na minha opinião, um mal nos dias que correm.

Na idade média e durante vários séculos a Igreja Católica foi a força dominante. Não era um império benevolente se olharmos para a inquisição, para as cruzadas e para a corrupção que existia (Hum? Pretérito Imperfeito?! Decerto que não é o tempo correcto...). "Innocents burned alive at the stake"

Eventualmente, a Europa e a sociedade em geral deixaram de dar tanta importância á Igreja ("centuries waned, authority died") e esta perdeu o seu poder sobre o mundo ("the modern world rejects your hand", discordo parcialmente. G.W. Bush anyone?), no entanto a instituição manteve-se e ao longo dos séculos continuou a espalhar a doutrina ("Scattering seeds of ancient lies") que eventualmente se enraizou de novo na sociedade, originando populações tementes a Deus que seguem regras escritas há dois mil anos, no tempo em que ainda se apedrejavam mulheres, se podiam ter escravos, etc.

Nos dias que correm a Igreja Católica voltou para se vingar da sociedade (que lhe retirou o poder) sobre a forma de escândalos sexuais e fanatismos. "Sinister Rouge coming back for more, to even the score."

Já mais que uma vez dei a conhecer a minha posição sobre o tema da Igreja, decidi desta vez dar a conhecer aos caros colegas contribuidores o impacto dessa posição sobre o meu próprio "nickname", sé é que lhe posso chamar assim.

Sinister Rouge, coming back for more to even the score.

4 comentários:

Publicador disse...

AHHHHHG!! HEREGE!!

Satyr disse...

Um prof. meu dizia
"Eu só posso acreditar na santidade da Igreja...Com tanta maldade que tem feito ao longo da história, ainda existir deve ser uma obra divina"

Cleiton de Rezende disse...

Já vi falar que "Sinister Rouge" é o apelido de um ex lutador de boxe, daí o "coming back for more - to even the score". Mas é claro q usaram isso como uma metáfora para o "scoring" da igreja.

Cleiton de Rezende disse...

Corrigindo: É um JOGADOR DE HÓQUEI e o nome dele é "Sinister", acho q o "Rouge" não entra na história mas mesmo assim Greg Graffin (Bad Religion) diz que a música tem uma relação com ele no próprio site da banda.