sábado, janeiro 28, 2006

The Texas Ranger

Caros leitores, dou-vos hoje a conhecer uma controversa realidade conhecida como o "Bairro do Texas", em Beja. É um bairro como os outros, pelo ue não me proponho aqui a fazer juízos de valor acerca dos que lá habitam, por que para além de não ser do meu carácter, não me sujeitarei a ferir susceptibilidades Toxinais. Sendo assim, o que vem ao caso a propósito deste bairro é apenas a análise morfosemântica do seu "nickname", Texas.
Dado que se tratou, à data da sua construção, há 30 anos atrás, de um bairro social, é compreensível que as pessoas que lá colocadas foram não fossem propriamente pertencentes à classe mais abastada. Devido às convulsões e aos problemas sociais que aí se faziam sentir, com relatos de ocorrência de tiroteios ocasionais nas redondezas (e com algum preconceito social à mistura), o Nobre Povo das imediações começou a referir-se ao empreendimento urbanístico cujo verdadeiro nome se perdeu na história, como "Bairro do Texas".
E perguntam vocês, o que é que tem o Texas a ver com isto? Bem, como os nomes populares não surgem ao acaso, explicou me um ilustre senhor que jogava a sua cartada no jardim público que o nome surgiu por causa dos já referidos tiroteios, por que os filmes de pistoleiros que na altura eram o último grito em cinema de acção se passavam, nomeadamente, no Texas, onde se via aqueles míticos duelos, os saloons, os índios, as caravanas, e tudo o que está associado a filmes como O Bom, o Mau e o Vilão ou séries como Bonanza. O Texas, onde os vilões desdentados assaltavam os bancos e maltratavam os Xerifes, quando o não faziam os Índios, tudo isso que guardamos no nosso imaginário e que recordamos das brincadeiras de criança, sendo, então, que o nome Texas está intimamente ligado com a violência.
Compete-me agora transpor toda esta verborreia para os dias de hoje, sim por que tudo isto do nome "Texas" não surge por acaso. Surge, então, para o caro leitor se centrar na figura de George W. Bush, e se lembrar de onde vem ele. Pois é, vem desse mesmo estado do Texas. E é ele mesmo um pistoleiro, um vilão, um bank robber, um desdentado mental que vive pela lei da bala. Ou melhor, que não só vive pela lei da bala como quer transpor essa ordem jurídica para o mundo inteiro, como já fez no Afeganistão e no Iraque, certo que está que tem uma pistola maior do que a dos outros, que enfim, compensa o seu palmo e meio de altura. Penso, portanto, que it’s hight time somebody consiga puxar as rédeas a esse Crazy Texan..senão qualquer dia temos também ou o tio Sam também em cima de nós, ou então levamos com os danos colaterais que ele haverá provocado por esse mundo fora..

Satyrrrrrr…rrrrrrah!

4 comentários:

Anónimo disse...

Será então por isso que os habitantes do Bairro Social (perto do 'Texas') são também apelidados de Índios ? Ok..Calo-me

Anónimo disse...

Será então por isso que os habitantes do Bairro Social (perto do 'Texas') são também apelidados de Índios ? Ok..Calo-me

Anónimo disse...

Ói! mas o que é isto? Só porque eu tenho um dente morto já me chamam coisas ? OMG!

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. cartoonet work.com games Florida malpractice laws Contact lens perscription 2 acuvue Pay per click books products products business image skin care san diego Chronic office pain relief beauty care health natural skin Auto insurance quote tallahassee fl florida liquid vitamins Adidas large frame running shoes culinary schools Canadian tires .ca Care dhc skin skin care American cruise lines assault Fishing coloringpage lets go boating